domingo, 22 de novembro de 2009

SKODA OCTAVIA WRC 2003


SKODA OCTAVIA WRC 2003
1:43 ALTAYA

DIDIER AURIOL - DENIS GIRAUDET

RALLYE MONTE CARLO 2003

O Škoda Octavia estreou no Campeonato Mundial de Rali FIA em 1998 na categoria A7(carros 2.0 com tração dianteira). Em 1999 ele passou a fazer parte da categoria A8 (carros 2.0 turbo com tração integral) ou WRC. Em 2003 a equipe Škoda Motorsport conta com o piloto Didier Auriol (França) e o navegador Denis Giraudet (França) no Octavia WRC nº 14 e o piloto Toni Gardemeister (Finlândia) e o navegador Paavo Lukander (Finlândia) no Octavia WRC nº15. No Rali da Alemanha (Julho de 2003) o Octavia foi substituído pelo Fabia WRC.
Skoda Octavia WRC Evo. 3 (2003)

• Motor: 4 cilindros, 20 válvulas, tranversal, 1999cc, DOHC, com turbocompressor Garrett TR30R
• Diâmetro x curso (mm): 82,5/93,5
• Taxa de compressão: 8,7: 1
• Potência (hp/kW): 300/221 a 5500rpm
• Torque Maximo (Nm/kgfm): 600/61,2 a 3250rpm (370lbs)
• Transmissão: Permanente 4WD, com diferencial blocante dianteiro, central e traseiro.
• Disco duplo de carbono
• Caixa : 6 seqüenciais
• Discos ventilado nas quatro rodas
• Comprimento (mm) : 4511
• Largura (mm) : 1770
• Altura (mm) : 1429
• Entreeixos (mm): 2512
• Peso (kg): 1230
• Estréia em competições: 1999 Rallye Monte Carlo
• Modelo base: Škoda Octavia 1.8 20V Turbo 4x4



DIDIER AURIOL nasceu em Montpellier França, a 18 de Agosto de 1958, Inicialmente foi condutor de ambulâncias, Auriol fez o seu nome no Campeonato do Mundo WRC na década de 1990. Foi piloto da Lancia, Toyota e Peugeot entre outros, antes de perder o seu lugar na Škoda no final de 2003.
Didier venceu o seu primeiro rallie, em 1988 no Rali da Córsega, conduzindo um Ford Sierra Cosworth. Em 1989 mudou-se para a equipa Martini Lancia, onde permaneceu por quatro temporadas, tendo conduzido três versões sucessivas do então dominador Lancia Delta Integrale. Em 1992, ao volante da evolução final desse carro, venceu seis provas numa temporada (um recorde apenas batido por Sébastien Loeb em 2005), mas resultados fracos nas provas seguintes e a sua retirada no último rali da temporada, no Rali da Grã-Bretanha, entregou o título mundial a Carlos Sainz.
Em 1993 Auriol mudou-se para a Toyota e ganhou o mundial em 1994 no Toyota Celica GT-Four ST185. Em 1995, alcançou a primeira vitória para o Celica no Rali da Córsega. Entretanto, na mesma temporada no Rali da Catalunha, o Toyota foi vistoriado pelos técnicos da FIA, que descobriram um dispositivo ilegal no turbo-compressor para aumentar a potência do motor, foi excluído das restantes provas de 1995 e banido para a época de 1996. Correu ainda em Austin Rover, Subaru, Mitsubishi, SEAT.
Outro feito notável no reportório de Auriol foi vencer sete vezes o Rali da Córsega, igualando o recorde de Bernard Darniche.
E em 1999 com a Toyota agora nos Corolla WRC ganha na China e Catalunha, e passa para a Peugeot em 2000 e 2001 vencendo na Catalunha sempre com Denis Giraudet a co-piloto.
Assina então pela Skoda para 2002 e 2003, tendo sido responsável pelo desenvolvimento do Skoda Fabia WRC.
Em 2005 num Peugeot 206 WRC desiste no Monte Carlo.
Ainda ganhou a Corrida dos Campeões em 1993/94, 1996 e 1999.
Vitórias no WRC 20

1- 32ème Tour de Corse - Rallye de France 1988 Bernard Occelli Ford Sierra RS Cosworth
2- 33ème Tour de Corse - Rallye de France 1989 Bernard Occelli Lancia Delta Integrale
3- 58ème Rallye Automobile de Monte-Carlo 1990 Bernard Occelli Lancia Delta Integrale 16V
4- 34ème Tour de Corse - Rallye de France 1990 Bernard Occelli Lancia Delta Integrale 16V
5- 32º Rallye Sanremo - Rallye d'Italia 1990 Bernard Occelli Lancia Delta Integrale 16V
6- 33º Rallye Sanremo - Rallye d'Italia 1991 Bernard Occelli Lancia Delta Integrale 16V
7- 60ème Rallye Automobile de Monte-Carlo 1992 Bernard Occelli Lancia Delta HF Integrale
8- 36ème Tour de Corse - Rallye de France 1992 Bernard Occelli Lancia Delta HF Integrale
9- 39th Acropolis Rally 1992 Bernard Occelli Lancia Delta HF Integrale
10- 12º Rally Argentina 1992 Bernard Occelli Lancia Delta HF Integrale
11- 42nd 1000 Lakes Rally 1992 Bernard Occelli Lancia Delta HF Integrale
12- 5th Telecom Rally Australia 1992 Bernard Occelli Lancia Delta HF Integrale
13- 61ème Rallye Automobile de Monte-Carlo 1993 Bernard Occelli Toyota Celica Turbo 4WD
14- 38ème Tour de Corse - Rallye de France 1994 Bernard Occelli Toyota Celica Turbo 4WD
15- 14º Rally Argentina 1994 Bernard Occelli Toyota Celica Turbo 4WD
16- 36º Rallye Sanremo - Rallye d'Italia 1994 Bernard Occelli Toyota Celica Turbo 4WD
17- 39ème Tour de Corse - Rallye de France 1995 Denis Giraudet Toyota Celica GT-Four
18- 34º Rallye Catalunya-Costa Brava (Rallye de España)1998 Denis Giraudet Toyota Corolla WRC
19- 3rd China Rally 1999 Denis Giraudet Toyota Corolla WRC
20- 37º Rallye Catalunya-Costa Brava (Rallye de España) 2001 Denis Giraudet Peugeot 206 WRC


DENIS GIRAUDET nasceu em Lorette, França a 16 Dezembro de 1955

Iniciou-se em 1977 em competições e no WRC em 1981 WRC Rallye Monte Carlo com P. Gardère com o nº#103 num Sunbeam,foi co-piloto de P. Bugalski, J. Kankkunen com quem teve a primeira vitória nos 1000 Lagos, em 1993, F. Chatriot, D. Auriol com o qual venceu no Tour de Corse 1995, na Catalunha em 1998 e em 2001 e na China em 99, R. Pribadi, T. Raadström, A. Schwarz, N. Vouilloz, N. Bernardi, S. Sarrazin, T. Kamada, D. Carlsson, F. Duval.

2004 - First, S1600cc Rally Monte Carlo (with Bernardi)
2001 - First, WRC Rally Catalunya (with Auriol)
1999 - First, WRC Rally China (with Auriol)
1998 - First, WRC Rally Corsica (with Auriol)
1996 - Winner, European Championship (with Schwarz)
1995 - First, WRC Rally Corsica (with Auriol)
1993 - First WRC victory (Finland with Kankkunen)
1993 - Winner, European Championship (with Baroni)
Winner, French Group A Championship (with Bugalski)

Tem competido desde 1977, Denis Giraudet é um dos co-piloto mais experientes do Campeonato Mundial de Rali. Vence ralis do WRC seis vezes ao lado de 11 pilotos do mais alto nível, mas foi com o seu compatriota Didier Auriol.
Um acidente afortunado Em 1977, aos 21 Denis era fascinado por automobilismo, Formula 1, Jacques Laffite Ligier . Sua mudança para ralis veio por acaso, quando um velho amigo de escola pediu para o navegar num rally a bordo de um Simca Rallye 1000 .
Onze anos após estava à beira de se tornar profissional. Ao lado de Philippe Bugalski com a Renault venceu as duas rodas motrizes Renault Turbo 21 em 1991.
Passou a Lancia em 1992, onde ele e Philippe tinha um programa limitado. No ano seguinte, na Toyota Team Europe. Foi com a equipa de Colónia que ele forjou o que seria uma longa ligação permanente com Didier Auriol. Em 1993 ganha 1000 Lakes Rally ao lado de Juha Kankkunen. Apesar de este ser o seu primeiro evento com o lendário Kankkunen, a dupla ganhou.
Na Córsega, em 1995, desta vez com Auriol, e pela segunda vez, Denis ganhou em sua estréia no WRC com um novo piloto. A exclusão da Toyota do campeonato do ano seguinte significou uma temporada tranquila para Auriol e uma oportunidade para Denis com outro piloto: Armin Schwarz.
voltou a Toyota para 1998 e 99, chegando perto do Campeonato do Mundo, no segundo ano- e tendo a honra de ser o único a vencer na China. Uma temporada no Seat precedeu a passagem para a Peugeot que renderia a Denis uma vitoria na Catalunya, 2001. Desde então, Denis, com Thomas Radström na Citroen e depois com Auriol na Skoda, antes de virar a sua atenção para a os up-and-coming talent e participa com Nicolas Bernardi - com quem venceu a categoria Junior World Rally Championship, em Monte Carlo 2004 - e com Stephane Sarrazin.

Skoda Octavia WRC Auriol, test Montecarlo

Sem comentários:

Enviar um comentário