segunda-feira, 23 de novembro de 2009

ESCORT MK2 RS1800 - 1983



ESCORT MK2 RS1800 - 1983
1:43 ALTAYA

RALLYE DE PORTUGAL VINHO DO PORTO 1983 (9TH)
JOAQUIM SANTOS – MIGUEL OLIVEIRA

Em Portugal o Escort RS ainda constituía grande parte das listas de inscritos em 1985 – no Rally do Algarve eram 26 os pilotos nacionais a inscrever Escort RS nos grupos B (14) e A (12).

A última vitória internacional foi conseguida por aquela que foi talvez a melhor equipa nacional da década de 80, a Diabolique Motorsport, do Dr. Miguel de Oliveira, e por Quim Santos.
A nível nacional este carro é ainda hoje o que regista maior número de vitórias no campeonato português (40) tendo sido utilizado por pilotos nacionais para vencer 5 campeonatos nacionais.



O CAMPEONÍSSIMOO

Natural de Penafiel Joaquim Santos é um homem afável, humilde e amigo do seu amigo Conhecido no meio dos Rallys como o Quim Santos, começou nos Rallys no seu Datsun 1200 navegado por Filipe Fernandes.
Inicia-se na velocidade no circuito de Vila do Conde no Troféu Austin Mini,do Team Lopes Correia prova que ganha com muito mérito depois de várias escaramuças, e polémicas como era apanágio, naquele circuito, estreia um Ford Fiesta 1300 da Proloco( Promoções Lopes Correia) sem resultados expressivos, o carro não era competitivo, participa no troféu Toyota Starlet 1300, com o apoio da Diabolique Motosport com algumas vitórias, e no troféu BMW320 da Promogrupo, mas não era na velocidade que se sentia á vontade, mas sim nos Rallys, participa em algumas provas de autocross com o seu irmão Fernando, também experimenta camião racing em Lousada
Inicia-se como piloto semi oficial nos rallys com o Opel Kadett GTE do Team Lopes Correia, ao lado de Albino Tristão, onde os capot dos carros faziam jus ao patrocinador (com um cobertor em cima deste) sem grandes resultados.
No ano de 79 estreia um novo carro Opel Kadett GTE do mesmo Team, e com o mesmo Albino Tristão vence o seu primeiro rally Rally James.
Dupla essa que se separou após despiste de Albino Tristão já como condutor no seu Toyota Corolla 1200 que o levou para a cama do hospital.
Nesse mesmo ano estreia um novo navegador Paulo Brandão, e termina em terceiro no final do campeonato.
No ano de 1982 é convidado pelo Dr Miguel Oliveira para fazer pare das fileiras da Diabólique Motosport, e aí vem ao de cima todo o seu profissionalismo, virtuosismo e potencial ao vencer por quatro anos consecutivos de 1982 a 1985 os campeonatos nacionais absolutos, no Escort RS 1800 de grupo 4. Vencendo algumas provas com o RS 200 carro do extinto grupo B com cerca de 550 cavalos, em 1992 na Toyota Salvador Caetano Motorsport com o Celica GT Four vence mais um campeonato.
Actualmente fora do activo devido á dissolução da Diabolique Motosport, a idade também já não perdoa Quim Santos ainda hoje detêm o recorde de vitorias, trinta e nove rallys vencidos no campeonato nacional, difícil de igualar ou mesmo impossível de bater, é Pentacampeão nacional absoluto.
Piloto que ficará para sempre nos anéis destes cinquenta anos (meio século) do campeonato nacional de Rallys, como uma referência dentro do automobilismo de competição em Portugal.
Obrigado Quim por estes belos anos que nos proporcionaste ao longo das classificativas, quando te víamos passar com garra performance, e belos powerslides, em suma arte de bem conduzir, como só tu sabes.
O cousa blog.

1982 Portuguese Rally Championship for Drivers Ford Escort RS1800
1983 Portuguese Rally Championship for Drivers Ford Escort RS1800
1984 Portuguese Rally Championship for Drivers Ford Escort RS1800
1992 Portuguese Rally Championship for Drivers Toyota Celica GT-Four

World Rally Championship Results

11 1976 Portugal Jorge Lopes Datsun 1200
8 1979 Portugal Albino Tristão Opel Kadett GT/E
R 1982 Portugal Miguel Oliveira Ford Escort RS1800
9 1983 Portugal Miguel Oliveira Ford Escort RS1800
R 1984 Portugal Miguel Oliveira Ford Escort RS1800
13 1985 Portugal Miguel Oliveira Ford Escort RS1600i
R 1986 Portugal Miguel Oliveira Ford RS200
9 1987 Portugal Miguel Oliveira Ford Sierra RS Cosworth
R 1988 Portugal Miguel Oliveira Ford Sierra RS Cosworth
R 1989 Portugal Miguel Oliveira Ford Sierra RS Cosworth
9 1990 Portugal Miguel Oliveira Ford Sierra RS Cosworth
8 1992 Portugal Carlos Magalhães Toyota Celica GT-Four



MIGUEL OLIVEIRA


R 1979 Portugal José Gonçalves Porsche Carrera RS
R 1979 Cote d'Ivoire Carlos Torres Ford Escort RS2000
19 1980 Great Britain Rafael 'Cid' Ford Escort RS1800
7 1981 Portugal Rafael 'Cid' Ford Escort RS
R 1982 Portugal Joaquim Santos Ford Escort RS1800
9 1983 Portugal Joaquim Santos Ford Escort RS1800
R 1984 Portugal Joaquim Santos Ford Escort RS1800
13 1985 Portugal Joaquim Santos Ford Escort RS1600i
R 1986 Portugal Joaquim Santos Ford RS200
9 1987 Portugal Joaquim Santos Ford Sierra RS Cosworth
R 1988 Portugal Joaquim Santos Ford Sierra RS Cosworth
R 1989 Portugal Joaquim Santos Ford Sierra RS Cosworth
9 1990 Portugal Joaquim Santos Ford Sierra RS Cosworth


A diabolique nasce no ano de 1978 pela mão de Miguel de Oliveira quando decide patrocinar as suas próprias equipas com os famosos perfumes diabolique.

A diabolique foi o maior patrocinador privado de sempre da história do desporto automóvel português em todas as categorias e de entre os seus inúmeros patrocinios, está o célebre concurso que lançou para captação de pilotos "Onde Está o Ás?", de onde saíram os melhores pilotos de sempre, que ainda hoje são uma referência no desporto automóvel.
Estes perfumes "diabolique" viriam imediatamente a ser reconhecidos como marca prestigiada e conceituada, ainda hoje muitíssimo popular não só entre nós, como na vizinha Espanha.
Joaquim Santos – rallys

Sem comentários:

Enviar um comentário