domingo, 22 de novembro de 2009

HYUNDAI ACCENT WRC 2003



HYUNDAI ACCENT WRC 2003
1:43 ALTAYA

FREDDY LOIX - SVEN SMEETS
RALI DE MONTE CARLO DE 2003

O Mundial abriu com o Rali de Monte Carlo e apesar da entrada de leão de Armin Shwarz e de Freddy Loix, o resultado não foi o esperado, já que ambos se viram "apanhados" nas inúmeras armadilhas provocadas pelas placas de gelo existentes nos troços.

A Hyundai estreou-se nos ralis em 1997 tendo como objectivo vencer o campeonato de Formula 2 (carros de 2 litros e duas rodas motrizes). Contudo este objectivo ainda não tinha sido alcançado quando a Hyundai elevou a “fasquia” para os WRC, em 2000. No ano de 1999 a Hyundai ficou em segundo lugar, atrás da Renault que se sagrou campeã, no campeonato de Formula 2.
Mesmo não dispondo de um orçamento com o qual pudesse ombrear com as outras grandes marcas oficiais, a Hyundai foi dando pequenos passos evolutivos que lhes permitiram alcançar alguns resultados positivos, embora longe das vitórias. Em 2002 obteve a sua melhor classificação no mundial de marcas: 4º lugar. Contudo o ano de 2003 foi o último ano da Hyundai no Mundial de Ralis. A Hyundai teve ao seu serviço pilotos como Juha Kankkunen, Kenneth Eriksson, Armin Schwarz, Alister McRae e Freddy Loix.



FREDDY LOIX nasceu em Tongeren, na Bélgica, a 10 de Novembro de 1970)
A carreira de Loix começou no karting com 15 anos de idade, ganhou o tiutlo regional e vários podios.
Em 1990, comprou o seu primeiro carro de rali, um Lancia Delta de Grupo N, mais tarde mudou para um Mitsubishi Galant também do Grupo N na equipa orientada por Guy Colsoul.
Em 1993 foi o grande passo para a carreira de Loix, A sua estreia no Mundial de Ralis aconteceu em 1993 no Rali de San Remo quando fez parte da Marlboro World Championship Team e que conduziu um Opel Astra, acabando por se tornar Campeão da Bélgica de F2.
Foi apelidado de "Freddy Rápido" pelos fãs. Estreou-se em 1996 no WRC com um Toyota Celica GT-Four, tendo completado nesse ano 3 provas e mais 6 em 1997. A parceria com a equipa continuou e mais tarde mudou de carro, estreando o novo Toyota Corolla WRC, e em 1997 no Rali de San Remo esteve quase a vencer, mas problemas mecânicos impediram-no de conseguir a primeira vitória.
Loix e o seu navegador, Sven Smeets, mudaram-se para a Mitsubishi em 1999, estreando o Lancer Evo VI. O seu primeiro ano na marca nipónica revelou-se dificil, em que Loix sofreu um grave acidente no Rali Safari, apesar desse contratempo, Loix conseguiu quatro 4º lugares; Rali da Catalunha, Rali da Acrópole, Rali de San Remo e Rali da Austrália.
Em 2001, e após várias épocas de sucesso, o Mitsubishi Lancer, que era um carro de Grupo A, viu-se incapaz de competir com os novos WRC que as outras equipas estavam a usar.
Loix assinou dois anos de contrato com a Hyundai no início de 2002. Esta foi uma temporada dificil para a Hyundai com o seu Accent WRC, sendo um 6º lugar no Rali da Austrália o melhor resultado conseguido. Devido á falta de competividade, em 2003 a Hyundai não desenvolveu um novo carro, tendo-se retirado do WRC a meio da temporada.
Ao volante de um Peugeot na última prova de 2003, no Rali da Grã-Bretanha, Loix terminou em 6º lugar da geral. Na temporada de 2004, Loix completou 5 provas, todas pela equipa Marlboro num Peugeot 307 WRC, antes de dar por concluída a sua carreira no Mundial.
Hoje em dia Loix compete em diversos carros, principalmente em provas do seu país.



SVEN SMEETS
Nasceu na Bélgica a 12 Maio de 1972 foi co-piloto de Freddy Loix desde 1995 até 2005 e passou então a andar com F. Duval num Citroen Xsara WRC.

Hyundai Accent WRC Rally

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