quarta-feira, 18 de novembro de 2009

CITROEN SAXO S 1600 - 2002


CITROEN SAXO S 1600 - 2002
1:43 ALTAYA

DANI SOLÀ - ALEX ROMANI
Rali da Catalunha de 2002. 19º lugar da geral, venceu na categoria Júnior.

Dani Solá nasceu em Vic, Osona a 3 de Janeiro de 1976. Estreou-se nos ralis em 1996 com um Peugeot 205 Rallye. Em 1997 participou no Volant RACC Desafio Peugeot, acabando na 3ª posição. Em 1998 no Volante RACC Desafio Peugeot dominou as seis provas em que participou com um Peugeot 106 Rallye.

Em 2000, disputou os campeonato espanhois de asfalto e terra, alternando entre o Seat Ibiza Kit Car e Seat Ibiza Tdi. Sagrou-se vice-campeão de duas rodas motrizes no campeonato de terra, e campeão da categoria diesel em asfalto. As boas exibições valeram a presença nas duas últimas provas da temporada (Artesa de Segre e Rali de Madrid) com um Seat Cordoba WRC.

Dani Solá retribuiu, sagra-se campeão espanhol de F3 com um Citroën Saxo Kit Car, vencendo 8 das 10 provas que compunham o campeonato. Ao mesmo tempo participou no campeonato espanhol de terra com um Seat Cordoba, vencendo duas provas. No final da época, uma participação no Rali da Grâ-Bretanha com um Seat Ibiza Kit Car, ficando na 2ª posição da classe A7.

Campeão mundial junior em Citroën Saxo S1600. Apesar de apenas ter vencido uma prova - Rali da Catalunha, andou constantemente nos lugares cimeiros somando pontos suficientes para ganhar.
Tem uma participação no Rali da Finlândia, com um Mitsubishi Lancer EVO V.

Sempre com o apoio da RACC, em 2003 muda-se para o campeonato de produção. A bordo de um Misubishi Lancer EVO VII vence o agrupamente no Rali da Alemanha e soma mais dois pódios na Argentina e Finlândia, finalizando a época na 5ª posição. Tripulou um Citroën Xsara WRC nos ralis da Acrópole e Gales e participou no campeonato espanhol com um Citroën Saxo S1600.

Em 2004 repetiu a presença no mundial de produção, com um Mitsubishi Lancer EVO VIII, alcançando uma vitória no México… e muitos abandonos. Mas o ponto alto da temporada residiu na chamada da Mitsubishi Motors Sports para um dos Lancer WRC nos Ralis da Grécia, Alemanha e Catalunha, obtendo um excelente sexta posição na “prova caseira”.

Mudou-se para a BP Ford WRT em 2005, disputando a título semi-oficial seis provas do mundial, com um Ford Focus WRC. Na ânsia de superiorizar aos oficiais Toni Gardemeister e Roman Kresta, e mostrar serviço, foi protagonista de alguns despistes rídiculos, como no Rali do México e Catalunha. O sétimo lugar na Austrália foi o melhor resultado da temporada.

Regressou a Espanha em 2006, e vingou-se dos anos anteriores. Com um Citroën C2 S1600oficial venceu o campeonato espanhol de asfalto, e foi vice-campeão de ralis de terra com um Mitsubishi Lancer EVO VIII.

Em 2007 firmou contrato com a Jas Motorsport, participando no Campeonato Europeu com um Honda Civic Type-R. Na única passagem por Portugal, ficou na 15ª posição no Rali Vinho Madeira. Também participou no Rali da Catalunha com o Honda. participa em duas provas com um Peugeot 207 S2000, Rali Príncipe das Asturiae e Rali da Córsega. Disputou o campeonato espanhol de terra com um Mitsubishi Lancer EVO IX, vencendo algumas provas.



ALEX ROMANI

Nascido na Estónia em 18 Apr 64 participou nas seguintes provas neste carro:
desistiu 2002 WRC Rallye Monte Carlo
19th. 2002 WRC Rallye Catalunya
23rd. 2002 WRC Acropolis Rally
12th. 2002 WRC Rallye Deutschland
17th. 2002 WRC Rallye San Remo
21st. 2002 WRC Rally of Great Britain



Sem comentários:

Enviar um comentário