quinta-feira, 19 de novembro de 2009
PEUGEOT 206 WRC
PEUGEOT 206 WRC
1:43 ALTAYA
Em 1999, a Peugeot Sport, competiu pela primeira vez no Campeonato Mundial de Rali com o 206 WRC. Em 2000 conquistou o título de pilotos com Marcus Grönholm. Em 2002, Grönholm ganhou novamente o título. Seu domínio nesse ano foi comparado ao domínio de Michael Schumacher na Fórmula 1. Além do título de pilotos em 2000 e 2002, a Peugeot venceu também o campeonato de contrutores por três anos seguidos, entre 2000 e 2002, No entanto, em 2003 o 206 WRC já começava a mostrar a sua idade e se tornou menos eficaz perante seus concorrentes, em especial o novo Citroën Xsara WRC e o Subaru Impreza WRC, foi então retirado da competição ao final do ano, para ser substituído pelo 307 WRC baseado no 307.
Miguel Campos e Carlos Magalhães Vice-Campeões da Europa de Ralis
O Campeonato da Europa de Ralis definiu o Campeão da época de 2003, com o título a ser atribuído à dupla Bruno Thiry/Jean-Marc Fortin, isto apesar da Peugeot Total Silver Team SG e da dupla Miguel Campos/Carlos Magalhães terem terminado a temporada empatados.
O factor de desempate, ou seja, o maior número de vitórias foi favorável a Bruno Thiry.
O Campeonato só ficou decido após a última prova do calendário, o Rali de Condroz (Bélgica), uma prova de coeficiente 10, e que a equipa belga da Peugeot utilizou para ir buscar 80 pontos para igualar Miguel Campos/Carlos Magalhães na tabela de pontuação
O Europeu de Ralis teve este ano início com o Rali 1000 Miglia em Itália, na região de Brescia, prova de coeficiente 20. Apesar de não terem começado bem, na super-especial, caíndo para o 86º lugar com uma penalização de três minutos, Miguel Campos e Carlos Magalhães cedo ultrapassaram o “choque”, recuperando mais de oito dezenas de posições logo na primeira etapa feita totalmente ao ataque. Bruno Thiry desistia com problemas e os portugueses apanharam um susto com um furo, que quase impossibilitava o triunfo. Foi a primeira vez na longa história do Rali 1000 Miglia que uma equipa estrangeira, a Peugeot Total Silver Team SG, venceu a prova Italiana, apesar desta só ter sido decidida na última especial.
Miguel Campos facturou os primeiros 200 pontos para o Europeu, e passou a ser o primeiro líder do Campeonato de 2003.
Menos de uma semana depois do 1000 Miglia, realizou-se nas Canárias, a segunda prova de coeficiente 20, o Rali Canaria/El Corte Inglês, prova que Bruno Thiry não participou, mas em que o piloto local, o conhecido Luis Monzon também em Peugeot 206 WRC, deu boa réplica aos portugueses.
Miguel Campos/Carlos Magalhães atacaram logo de ínicio numa luta impressionante com Monzon. Com o abandono de Monzon, os portugueses ficaram com mais de três minutos na liderança do rali, gerindo até ao final essa vantagem.
Miguel Campos e Bruno Thiry reencontraram-se no Rally da Polónia para a quarta etapa de coeficiente 20 do europeu de ralis. Uma prova disputada ao segundo entre os dois candidatos ao título, ambos ao volante de Peugeot 206 WRC. Uma impressionante luta “palmo a palmo” que durou até ao final da última classificativa.
Logo na primeira etapa, a equipa portuguesa vence cinco das nove especiais e durante as provas de classificação seguintes o piloto do 206 WRC prata e azul controlou os acontecimentos até ao fim, juntou mais 200 pontos, totalizando 600 na liderança do europeu com três vitórias em três participações. Bruno Thiry ficou em segundo e o russo Vasin, completou o pódio dominado pela Peugeot.
A sexta etapa do europeu, o Rally D’Ypres marcou o reencontro de Miguel Campos e Bruno Thiry, desta feita, no terreno bem conhecido do piloto belga. O português tentou tudo para acompanhar o seu rival, mas teve uma saída de estrada numa curva com muita terra, perdendo o contacto com o líder. Miguel Campos não baixou os braços e recuperou até ao terceiro lugar, facturando 120 pontos. Thiry ganhou em casa e passou a liderar o europeu com 40 pontos de vantagem.
A Peugeot Total Silver Team SG, esperava ansiosa pelo Rali Vinho da Madeira, sétima prova de coeficiente 20 do europeu, onde Miguel Campos ao volante do Peugeot 206 WRC tinha sido segundo em 2001 e 2002. Na luta pela prova insular estavam Campos, Thiry e desta vez o italiano Travaglia, todos em Peugeot 206 WRC.
Na primeira etapa, os três candidatos ao triunfo dividiram entre si a vitória nas classificativas , dando o máximo nas estradas madeirenses. Renato Travaglia levou a melhor sobre os dois rivais no primeiro dia.
Miguel Campos recuperou a liderança na 16ª especial e entrou no último troço do rali com 4.3s de vantagem para Bruno Thiry. Venceu a especial e a prova e, realizou um sonho.
O pódio foi totalmente Peugeot, com Thiry em segundo a 4.8s e Delecour na terceira posição a 3m58s. As contas do europeu ficaram empatadas: Miguel Campos 920, Bruno Thiry 920 (após sete etapas).
O Campeonato da Europa regressa ao leste para o Raly da Républica Checa e Zlin. Bruno Thiry abandonou e Miguel Campos teve alguns problemas, que soube superar, terminando no segundo lugar e assegurando 160 pontos. A pontuação do europeu ficou favorável a Miguel Campos com 1080 pontos contra 920 de Thiry.
Na Grécia, Miguel Campos e Bruno Thiry prometiam mais uma guerra pelo primeiro lugar, o que estava a acontecer nas primeiras especiais. Porém, o rali foi interrompido após a terceira especial, devido a um acidente fatal com um piloto local. Este facto foi prejudicial à equipa portuguesa “penalizando-a” em 40 pontos, pois a pontuação final foi dada, consoante a classificação dos pilotos após a terceira PEC. Thiry estava 6s à frente de Miguel Campos.
Após nove etapas do europeu de Ralis:
1º Miguel Campos 1240 pontos
2º Bruno Thiry 1120 pontos
MIGUEL CAMPOS
Nascido em Famalicão a 29 de Julho de 1973
+PENTA CAMPEAO NACIONAL DE RALLYES
+ Vice-Campeão da Europa de RALLYES
Eventos Internacionais:
2000 Corrida dos Campeões na Argentina
2002 Corrida dos Campeões nas Canárias
estatísticas:
Resumo: (1992-2004)
Provas realizadas 134
Provas terminadas 121
Desistencias por Avaria 9
Desistencias por Despiste 4
Provas consecutivas sem desistir (recorde abater) 60
1ºs vitórias absolutas 16
titulos absolutos 1
titulos vice-campeão Nacional 3
3ª Class.camp absoluto 2
titulos vice-campeão Europeu 1
Palmares:
2006 (Campeonato nacional de ralis com Subaru Impresa)
Vice-Campeão Nacional
2005 (piloto oficial Peugeot)
Campeonato Nacional S1600
2004 (Piloto oficial PEUGEOT )
Campeonato do Mundo de RALLYES
Rallye de Monte Carlo (piloto oficial PEUGEOT júnior team)
Rallye do Chipre “”
Campeonato Nacional de Rallyes super 1600
Campeão da formula Super 1600
Vice-campeão NACIONAL de Rallyes
2003 ( Piloto oficial PEUGEOT )
Campeonato da Europa de Rallyes 2003
1º Lugar – Rallye de Italia
1º Lugar – Rallye das Canárias
1º Lugar – Rallye da Polónia
3º Lugar – Rallye da Bélgica
1º Lugar – Rallye da Madeira
2º Lugar – Rallye da Republica Checa
2º Lugar – Rallye da Grécia
2º Lugar – Rallye da Antibes
Vice-campeão Europeu de Rallyes (perdeu em desempate com Bruno Thiry)
2002 ( piloto oficial PEUGEOT )
Campeonato Nacional de Rallyes – Peugeot 206 WRC
Campeão Nacional de Rallyes 2002 (absoluto)
5º lugar Campeonato da Europa
2º lugar Campeonato europeu west
2001 ( piloto oficial PEUGEOT )
Campeonato Nacional de Rallyes ( sopete em Mitsubishi/ Peugeot 206wrc)
Vice-campeão Nacional de Rallyes
2000 (piloto oficial MITSUBISHI)
Campeonato Nacional de Rallyes – Grupo N (Mitsubishi EVO VI)
Campeão Nacional de Rallyes Grupo N
Terceiro Classificado no Nacional de Rallyes
1999 (piloto oficial MITSUBISHI)
Campeonato Nacional de Rallyes – Grupo N (Mitsubishi EVO V)
Campeão Nacional de Rallyes Grupo N
Terceiro Classificado no Nacional de Rallyes
1998 (piloto oficial MITSUBISHI)
Campeonato Nacional de Rallyes – Grupo N (Mitsubishi EVO IV)
Campeão Nacional de Rallyes Grupo N
Vice-campeão Nacional de Rallyes
1997 (piloto oficial MITSUBISHI)
Campeonato Nacional de Rallyes – Grupo N (Mitsubishi EVO I)
Campeão Nacional de Rallyes Grupo N
Terceiro Classificado no Nacional de Rallyes
1996 Troféu Seat Ibiza
Vice-campeão do Troféu Seat Ibiza
5º Lugar Camp. Nac. de Rallyes
Troféu Toyota Carina E
1995 Troféu Toyota Carina E
1994 Troféu Toyota Starlet
5º Lugar do Troféu Starlet
Promoção Citroen AX
Campeão da Promoção Citroen AX
1993 Promoção Citroen AX
Vice-Campeão da Promoção Citroen AX
1992 Promoção Citroen AX
1988 Karting
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário