quarta-feira, 18 de novembro de 2009

CITROEN XSARA WRC 2003


CITROEN XSARA WRC 2003
1:43 ALTAYA

SEBASTIEN LOEB - DANIEL ELENA

Sébastien Loeb (Haguenau, Alsácia, 26 de Fevereiro de 1974) é um piloto francês de rali, vencedor do Campeonato Mundial de Rali de 2004, 2005, 2006, 2007, 2008 e 2009, sempre pela Citroën e com o navegador Daniel Elena. Loeb detém o recorde de ter vencido onze ralis mundiais em 2008 e é o piloto que possui o maior número de vitórias (com 54) na história do WRC.

Em 1998, ele começou em eventos da série de Troféus Citroën Saxo francesa, ganhando o título em 1999. Guy Fréquelin, da Citroën sport, serviria como mentor de Loeb para que entrasse no Campeonato Mundial de Rali Júnior, que ele conquistou em 2001. Durante esse tempo, vários eventos do Campeonato Mundial de Rali em Citroën Xsara WRC, onde em Sanremo ele surpreendentemente perseguiu o Peugeot do vencedor e experiente Gilles Panizzi até ao fim.

Em 2002 seria a primeira participação numa temporada completa de Loeb com a Citroën. Venceu o Rali da Alemanha, o primeiro evento de sua carreira, e na estrada ele também venceu a corrida de abertura da temporada o Rali de Monte Carlo. Uma penalização controversa depois da última etapa é que deu vitória ao segundo Tommi Mäkinen. Em 2003, Loeb venceu três eventos da WRC antes de perder para Petter Solberg no Rali da Grã-Bretanha no País de Gales o campeonato para Solberg por apenas um ponto.


Daniel Elena (Mónaco, 26 de Outubro de 1972) é um co-piloto monegasco.

Ganhou o Campeonato Mundial por cinco vezes consecutivas sempre com Loeb.
Começou nos ralis em 1997 como co-piloto de Hervé Bernard, mas tornou-se navegador de Loeb na temporada seguinte e rapidamente desenvolveu uma forte ligação com o francês, vencendo o Citroën Saxo Trophy em 1999 e o título francês de terra no ano seguinte.

Em 2001, venceram o campeonato de Super 1600 no seu Citroën Saxo, tornando-se numa escolha óbvia para a equipa WRC da Citroën, em que fizeram a estreia nesse ano, conseguindo a sua primeira vitória no Rali da Alemanha em 2002.

Elena foi a primeira pessoa a receber o Michael Park Trophy, que é atribuído ao melhor co-piloto da temporada.

O Xsara World Rally Car, um dos mais bem sucedidos carros do Campeonato Mundial de Rali, embora tivesse por base o modelo de fábrica, as suas semelhanças eram praticamente inexistentes.



Sem comentários:

Enviar um comentário