sexta-feira, 20 de novembro de 2009

LANCIA DELTA INTEGRALE HF 1992


LANCIA DELTA INTEGRALE HF 1992
1:43 ALTAYA

JUHA KANKUNNEN – JUHA PIRONEN

RALLYE DE PORTUGAL VINHO DO PORTO 1992 - VENCEDOR


O Lancia Delta é um carro compacto familiar produzido pela fabricante italiana Lancia de 1979 à 1994. O primeiro Delta era um hatchback de cinco portas projectado por Giorgetto Giugiaro e lançado em 1979. Por um período de tempo, foi vendido também na Suécia pela Saab, designado como Saab 600. A Saab ajudou com algumas áreas do projecto dos carros e em consequência, o Delta foi modificado para uns climas mais frios e era menos sujeito a oxidar do que os outros Lancias.
Na Europa e foi carro do ano em 1980. Enquanto a maioria dos modelos do Delta eram carros pequenos e familiares, o modelo o mais famoso era o Delta HF Integrale , com tração 4x4 com um poderoso motor a gasolina sobrealimentado por turbocompressor. Uma versão melhorada do HF dominou o Campeonato Mundial de Rali, marcando 46 vitórias no WRC individualmente e ganhando o campeonato de construtores seis anos seguidos de 1987 a 1992.

O primeiro carro de Evoluzione foi construído no fim de 1991. e com 1992. Tornou-se também mais arredondado, grelhas novas, um capô redesenhado para melhorar a entrada de ar e refrigerar o compartimento de motor; com os slats laterais novos para ajudar mais à ventilação um aileron ajustável e para enfatizar a linha sport do carro; suspensão independente MacPherson- na parte traseira com hastes transversais. O Integrale novo reteve a disposição da movimentação de quatro rodas: um diff epicyclic do centro com divisor do torque (47% à parte dianteira, 53% à parte traseira), acoplamento viscoso de Ferguson e diferencial traseiro de Torsen.
A edição 1993 do integrale do HF do delta caracterizou-se por uma versão actualizada do motor de turbo de 16 válvulas e dois litros para produzir mais força, bem como um catalizador de três vias e a ponta de prova do Lambda. A adição do catalizador não penalizou o desempenho. Certamente, o Evoluzione II produziu mais poder e torque do que o seu predecessor, o Evoluzione I. Isso é porque Lancia adicionou uma série das melhorias técnicas.:
• Garrett turbo novo: Arrefecido a água e com resposta ultra-progressiva à aceleração;
O motor desenvolveu uma saída de potência máxima de 215 bhp DIN (158 quilowatt) e o torque máximo de 32 • m do kgf (310 • M) de.
O ar desportivo do delta foi destacado por um tampão do combustível de alumínio e por grades de entrada de ar nos guarda lamas dianteiros que agem para uma exaustão mais eficiente do ar.



JUHA KANKUNNEN

Juha Matti Pellervo Kankkunen nasceu em Laukaa, Finlândia a 22 de abril de 1959) foi um tetra-campeão do Campeonato Mundial de Rali (WRC).
Foi para a Peugeot em 1986, entre 1987 e 1991 guiou um Lancia e em 1993 mudou-se para a Toyota, foram estas quatro marcas que lhe deram os quatro títulos mundiais.
Retirou-se em 2002, de seguida anunciou a sua intenção de dedicar-se à política, seguindo a mesma carreira do seu compatriota Ari Vatanen.
Desde 2007 Kankkunen detém o Recorde do Mundo de Velocidade em gelo ao volante de um Bentley Continental.

Kankkunen cresceu na quinta da sua família perto de Jyväskylä, e aos sete anos já tinha conduzido o carro dos pais e um tractor.
De 1983 a 1985, guiou um Toyota Celica Twincam Turbo TA64, um motor que o levou a ganhar o primeiro Rali Safari em 1985 na sua primeira participação. Foi uma demonstração de competência e excelente condução que lhe permitiram dominar em 1985 o mundial de construtores e de pilotos, conseguindo na época seguinte o tão desejado título mundial – apesar de uma distracção evidente que fez com que o seu rival Henri Toivonen da Lancia, tivesse um grave acidente quando liderava no Rali da Córsega.
Após vencer duas vezes consecutivas o título mundial e mudar-se para a equipa italiana da Lancia em 1987, teve dificuldade em aceitar as ordens do chefe de equipa devido ao "Herói italiano num carro italiano", Massimo Biasion (fez a sua primeira aparição com a equipa no Rali de Monte Carlo).
Na estreia de um Toyota Celica GT-Four ST165 no Rali da Córsega, teve de esperar pela época seguinte em 1989, pelo Rali da Austrália para ter a sua primeira vitória com o Celica. Em 1991 tornou-se no primeiro homem a conseguir três títulos mundiais, desde a inauguração do WRC em 1973.
Em 1993 mudou-se para a Toyota, com a Toyota e conseguiu o quarto título mundial, apesar de a meio da época ter sido substituído por duas vezes o seu co-piloto, Juha Piironen a sofrer um ataque. Kankkunen ganhou o Rali da Argentina em 1993 com o seu novo co-piloto Nicky Grist. No Rali dos 1000 Lagos da Finlândia fez dupla com o francês Denis Giraudet. Com cinco vitórias, e duas outras do seu companheiro de equipa, a Toyota com o Celica GT-Four ST185 ganhou o mundial de construtores, o primeiro para a marca japonesa.
Em 1994, Kankkunen ganhou o Rali de Portugal com o ST185, e terminou em segundo no Rali da Austrália, na primeira aparição do ST205.
Infelizmente para Kankkunen, a relação com o ST205 não correu muito bem, quando em 1995 a Toyota foi considerada culpada pela implementação ilegal de um peça no turbo nos carros da marca japonesa. Max Mosley da FIA, acabou por declarar que a equipa japonesa estava banida das competições até 1997.
Kankkunen foi também piloto da Subaru e Hyundai, tendo ganho dois ralis (Argentina e Finlândia) ao volante de um Subaru Impreza.
Foi também vencedor do famoso Rali Dakar em 1988. Venceu igualmente em 1988 e 1991 a Corrida dos Campeões.



JUHA PIIRONEN
Nasceu na Finlândia a 8 de Abril de 1951

WRC Events 1981 – 1993

Venceu 3 Campeonatos do Mundo em marcas diferentes todos com JUHA Kankkunen e 15 provas de wrc e ainda foi co-piloto de H. Toivonen em 1984 e 85, P. Airikkala em 1982, A. Laine em 1981, T. Jouhki de 1973 a 1980, tendo feito a sua estreia com Erkki Pitkäsen em 1872.




Rally de Portugal 1992 - Kankkunen Lancia Martini

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