quinta-feira, 19 de novembro de 2009

PEUGEOT 405 T16 GR 1990



PEUGEOT 405 T16 GR 1990
1:43 BURAGO

ARI VATANEN - BRUNO BERGLUND

1990 Paris - Tripoli - Dakar
França, Líbia, Niger, Chade, Mali, Mauritânia e Senegal
Total: 11.420 km


O 405 é um modelo de porte médio-grande da Peugeot.
Com desenho do grande estúdio Italiano Pininfarina, o 405 marcou época na Peugeot sendo produzido em praticamente todo o Mundo.
O 405 teve diferentes versões sobre praticamente a mesma carroceria, estando presente nas maiores provas do automobilismo, destacando-se nas categorias Turismo, Stock Car e Rally.
Entre a categoria esportiva, devemos destacar as séries especiais STI Le Mans e M16 com potência semelhante aos melhores carros esportivos do mundo. O 405 em série especial e turbinada chegava a superar modelos de montadoras famosas como a Audi, Mercedes e BMW.
ficha técnica do 405 T16
Motor 4 cilindros transversal em linha, Comando duplo no cabeçote 4 válvulas por cilindro, 1.998cm3 cilindradas, taxa de compressão 8:1, 240 cavalos a 6500 RPM, Alimentação por injeção eletrônica muitiponto e turbocompressor, 5 marchas integral, Freios dianteiros a disco ventilados, freios traseiros a disco, com sistema antitravamento (ABS), Pneus 205/50 R16, comprimento 4,40m, velocidade máxima 260 km/h, aceleração de 0 a 100 Km/h em 5,2 segundos.




De volta à Líbia, os 465 concorrentes encontraram um deserto cheio de armadilhas. "O deserto, à noite, é sempre impressionante. Você não ouve nada. É um vazio absoluto", diz Stephane Peterhansel, piloto de moto. Todos as esperanças ficaram para a Peugeot, que contabilizou o primeiro lugar no Dakar pela terceira vez.

A passagem de Ari Vatanen, e precisamente das suas quatro vitórias ao volante dos Peugeot 205 e posteriormente dos 405, consagrou o finlandês como um ícone do rali. Campeão do mundo de WRC em 1982, Vatanen aplicou com êxito os seus dotes de pilotagem agressiva ao rali.


1990 Vitoria no Paris-Dakar rally Vatanen-Berglund

BRUNO BERGLUND

Nasce na Suécia a 13 de fevereiro de 1947

Iniciou-se em 1986 com Bengt Lundström, e Sören Nilsson serviu de co-piloto a Anders Kulläng, John Haugland, Per-Inge Walfridsson, Bjorn Johansson, Ola Strömberg, Guy Fréquelin, Per Eklund, Stig Blomqvist, Tomas Abrahamsson, Jonas Kruse já em 1998 com 22 anos de carreira.





ARI VATANEN A SUBIR PIKES PEAK

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