sexta-feira, 20 de novembro de 2009

OPEL ASCONA 400 1982


OPEL ASCONA 400 1982
1:43 ALTAYA

WALTER ROHRL - CHRISTIAN GIESTDOFER

RALLYE DE MONTE CARLO 1982

O Opel Ascona 400 foi criado em 6 de Março de 1978 quase que simultaneamente com o Manta 400, pelo departamento de competições da Opel, conseguindo homologação em Grupo 4 para competir no ano seguinte ao produzir 400 unidades, o carro era uma versão bastante agressiva do Ascona .O carro contava com motor Cosworth feito especialmente para ele , por Keith Duckworth, usando como base o bloco do motor diesel 2.4 l do Opel Rekord, e uma cabeça de motor desenvolvido pela Opel para Fórmula 2, com 16 válvulas cross flow e usando um par de Carburadores Weber 48 dcoe, além de caixa Getrag de 5 velocidades. Aparentemente uma fera de 2.410cc com 240 HP a 7500 rpm aproximadamente. E embraiagem Sachs
Mas contava com tracção traseira, como a maioria dos carros daquele período, embora fosse contemporâneo dos Audi Quattro, ficou logo obsoleto com a reclassificação em Gr.B em 1982. Era um carro detestado por alguns pilotos como Ari Vatanen, embora tenha dado a última vitória ao Ascona 400 no Rally Safari de 1983.


Walter Röhrl nasceu alemão em Ratisbona, a7 de março de 1947 com vitórias pela Fiat, Opel, Lancia e Audi além de Porsche, Ford e BMW.

Aos 16 anos, Röhrl começou a trabalhar para o Bispo de Regensburg, e logo passou a guiar cerca de 120000 km anualmente como motorista . Praticante de ski, foi convidado para seu primeiro rally em 1968.
Röhrl foi um dos mais bem sucedidos pilotos do Campeonato Mundial de Ralies durante as décadas de 1970 e 1980, vencendo o Ralie de Monte Carlo quatro vezes com quatro carros diferentes. Com o Fiat 131 Abarth conquistou o título de 1980, mas o título de 1982 impressionou mais, com Röhrl lutando com concorrentes com os novos carros com tracção nas quatro rodas - liderados pela piloto Michèle Mouton da Audi - Röhrl conquistou o campeonato graças a consistência do seu desempenho com o Opel Ascona. Na mesma época conquistou o Campeonato Africano de Rali, em 1982
Em 1983, na Lancia para pilotar o novo Lancia 037 de tracção traseira, até que mudou no ano seguinte para o Audi Quattro de tracção as quatro rodas.

Ralis mundiais 75
Campeonatos 2 em 1980 pela FIAT e em 1982 pela OPEL.
Vitórias 14
Pódios 31



Christian Giestdofer
Nasceu a 1 Fevereiro de 1953 em München, Alemanha.
Foi o co-piloto mais jovem a ganhar uma prova do Mundial em 1978.
Rallye World Champion em 1980 participa em dezenas de provas até 1987.
Em 1989 funda a Prodrive e dedica-se em exclusivo a actividades ligadas ao automóvel, segurança, eventos, golfe.

Rallye Monte Carlo 1982 * Walter Röhrl opel

Sem comentários:

Enviar um comentário