sexta-feira, 20 de novembro de 2009

LANCIA DELTA S4 1985


LANCIA DELTA S4 1985

1:43 ALTAYA

HENRY TOIVONEN – SERGIO CRESTO

RALLYE RAC 1985

LANCIA DELTA

Vencedor na estreia, a sigla S4 designa Sobrealimentado e 4 rodas motrizes.
A Lancia decide substituir o seu fantástico e vitorioso 037 por aquele que viria a ser o mais potente de todos os Lancias: o Delta S4.
Com um bloco de 1.8 c.c., dupla àrvore de cames à cabeça e 16 válvulas, a Abarth dotou-o de um turbo de alta pressão e de um compressor volumétrico, para minimizar os efeitos de 'lag' do turbo a rotações mais elevadas, contribuindo assim, para uma constante e elevada potência, cujos registos foram desde os 420cv nas primeiras unidades, até uns descomunais 612 cv de potência, quando este atingia já o seu mais elevado desenvolvimento, em 1986. Este automóvel, e à semelhança dos seus adversários mais directos, era já construido em materiais ditos nobres, como o alumínio, titânio, fibra de vidro e de carbono. O seu inconfundível aspecto revelava perfeitamente a sua arquitectura onde o motor de colocação transversal e central-traseira, se aliava a um eficaz sistema de tracção integral.
Vários foram os pilotos que o levaram ao topo, mas foi nas mãos de Henri Toivonen onde, pela primeira vez, homem e máquina se tornavam de uma forma homogênea, num só. Foi em 1986, na S.S.-18, no Rali da Córsega, que um fatídico acidente atirou por terra todas as esperanças de o mundo ver uma nova evolução deste magnífico exemplar, bem como tirou a vida ao heróico Toivonen e ao seu co-piloto Sergio Cresto. Tal desastre e após uma curta ponderação por parte da "Fédération Internationale du Sport Automobile - FISA", então entidade moderadora e representativa do desporto automóvel, surgiu o consenso de retirar os grupo B do activo, pois a capacidade desta série, provou demasiado, resultando numa série de acidentes fatais, quer para o público, bem como para alguns pilotos que, à semelhança de Toivonen, perderam suas vidas ou ficaram gravemente feridos. O Delta S4, é hoje uma peça de colecção extremamente valiosa, sejam ela as variantes Stradale, ou o quase inalcançável Rally, já pronto a competir.



HENRY TOIVONEN

Henri Toivonen nasceu a 25 de Agosto de 1956 em Jyväskylä, na Finlândia—e faleceu a 2 de maio de 1986. Pilotou entre 1975 e 1986 para a Talbot, Opel, Porsche e Lancia, participou em 40 provas do Mundial e ganhou 3 tendo subido ao podium 11 vezes.
O pai Pauli Toivonen foi campeão europeu de rallyes em 1968 pela Porsche ganhando em Monte Carlo, 1000 Lakes e Acropole e o irmão Harri é profissional de corridas em circuito.
A sua primeira vitória num Talbot Sunbeam Lotus no 1980 Lombard RAC Rally com 24 anos. Depois de pilotar para a Opel e Porsche assinou pela Lancia.
A sua morte levou à proibição dos Grupo B pela FISA acabando com a era dos supercarros.
Começou a carreira em circuitos e era muito competitivo em alcatrão. Chegou a pilotar formula 3 para Eddie Jordan, e testou um March de F1 batendo por um segundo a melhor volta do piloto oficial da March.
Diz-se que o seu tempo no circuito do Estoril no troço do Rally de Portugal dava para se qualificar em sexto lugar da grelha da corrida de formula 1 desse ano 1986.
A Corrida dos Campeões originalmente foi organizada em memory de Toivonen.
Aprendeu a guiar com 5 anos, começou a competir de kart e ganhou a taça da Finlândia de carros de turismo antes de passar para a Formula V ganhou 1 prova no primeiro ano e passou-se para a Super V e ganhou uma prova do Europeu.
Passou para os rallyes devido às preocupações da família com a segurança dos circuitos.
O seu kart foi vendido ao pai de Mika Hakkinen com 6 anos de idade na altura.
Em 1975 participa no Rally dos 1000 Lagos num Simca Rallye 2 desistindo e em 1977 num Chrysler Avenger terminando em 5º.
Em 1978 faz rallyes a convite da Citroen, Porsche, Crhysler e ganha pela primeira vez o Rally Nordic do Campeonato Finlandês.
Em 1979 faz com o Fiat 131 Abarth os 1000 Lagos e com um Escort RS o RAC e mais 15 rallyes dos campeonatos Europeu, Inglês e Finlandês.
Em 1980 entra para a Talbot Competition com os Talbot Sunbeam Lotus. Experimentou 3 co-pilotos Antero Lindqvist, Paul White e Neil Wilson mas excessos de exuberância e rapidez colocavam-no muitas vezes for a de estrada.
Em 1981 com Guy Frequelin a primeiro piloto vence o campeonato de marcas com Fred Gallagher ao seu lado.tendo ganho o British Open Rally Championship, the Audi Sport International Rally.
Em 1982 passa para a Rothmans Opel Rally Team's com o Opel Ascona 400, fazendo equipa com o campeão Ari Vatanen, o campeão de 80 e 82 Walter Rohrl e Jimmy McRae pai de Colin . Participou ainda numa prova de F3 no Reino Unido num Ralt RT3 e testou um F1 sendo mais rápido que o Raul Boesel 1.4 s.
Em 1983 num Opel Manta 400 e ganha o Manx International Rally na Ilha de Man na sua primeira participação.
Entra num Ferrari 308 GTB no San Marino Rally, com o co-driver Juha Piironen..
E num Porsche 956 faz duas corridas em Imola 4º e Mugello 3º com Derek Bell e Jonathan Palmer
Em 1984 assina pela Rothmans para pilotar um 911 SC RS no Europeu de Rallyes que termina em 2º com 5 vitorias seguidas tendo parado devido a um acidente e perdido o Campeonato para Capone.
Em 1985 com a Lancia Martini tem uma época fraca que acaba com ferimentos, no Rally Costa Smeralda, partindo 3 vertebras e o pescoço. Regressou em Agosto para ficar em 4º no 1000 Lagos, 3º em Sanremo e esta marcou o fim do 037 que não se adaptava ao estilo de Toivonen. Estreou o Delta S4 no RAC e ganhou.
Em 1986 ganha Monte Carlo com Sergio Cresto pela primeira vez ao seu lado, 20 anos depois do seu pai ter vencido esta mesma prova, e morre num acidente quando liderava a Volta à Córsega foram estas as suas ultimas palavras antes do acidente.
"This rally is insane, even though everything is going well at the moment. If there is trouble, I'm as good as dead."
O carro explodiu ao cair numa ravina e ardeu totalmente com os seus pilotos. Deixou dois filhos Markus e Arla. Sérgio Cresto era solteiro e não tinha filhos.
Em consequência deste acidente terrível Jean-Marie Balestre, baniu os Grupo B horas depois.
"I don't know if he would have become a champion in Formula One. It always takes a lot of luck, and now [after the accident] one can doubt if he would have been granted that. But he would have won Grands Prix – of that I'm absolutely sure."[48]
Harri Toivonen seu irmão deixou de correr em 2002 pondo fim a uma história de 40 anos de corridas da família Toivonen.



SERGIO CRESTO nasceu em NOVA YORQUE nos USA a 19 de Janeiro de 1956, sendo italo-americano – faleceu a 2 de Maio de 1986.
Tinha sido co-piloto do malogrado Attilio Bettega. Vivia em Sanremo. Começou a correr num Opel Kadett com Gerbino. Em 1979 com Tonino Tognana num Kadett e dois anos depois com um 131 Abarth.
Em 1982 com Gianfranco Cunico num Fiat Ritmo 130 com bons resultados.
Em 1983 com Cinotto num Lancia 037, depois com Zanussi também num 037 e ainda com Carlo Capone.
Com Bettega em 1984 e em 1985 de novo com Zanussi na Lancia.
Em 1986 com Toivonen acaba no terrível acidente que já conhecemos.

FILME TOIVONEN DELTA S4


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