quinta-feira, 19 de novembro de 2009

PEUGEOT 205 T 16 EVO 2 1986



PEUGEOT 205 T16 EVO2
1:43 ALTAYA

TIMO SALONEN – SEPPO HARJANNE
Venceu no Rali dos 1000 Lagos em 1986.
O PEUGEOT 205 T16 EVO2 estreia, na Volta à Córsega de 1984, até ao fim do campeonato de 1986. Ao longo da sua carreira desportiva (3 anos) ganhou 16 ralis dois títulos de marcas e dois títulos de pilotos.
As diferenças mais visíveis entre esta evolução e o anterior Peugeot 205 Turbo 16 eram a nível aerodinâmico. O Peugeot 205 Turbo 16 E2 vinha equipado com um grande aileron traseiro e na frente tinha duas “alhetas” colocadas no pára-choques dianteiro.



TIMO SALONEN nasceu em Helsinquia, a 8 de Outubro de 1951

Anos de atividade - 1974 - 1992, 2002
Equipes - Fiat, Datsun, Nissan, Peugeot, Mazda, Mitsubishi
Ralis mundiais – 95
Vitórias – 11
Pódios - 24
A carreira de Salonen no Mundial de Rallies começou com a Nissan.. Em 1984, contudo conseguiu ficar entre os 10 primeiros no final da temporada, levando ao convite por parte da Peugeot em 1985. Começou por ter um papel secundário com a presença de Ari Vatanen, mas depressa provou a sua capacidade de condução e liderança, especialmente após o quase fatal acidente de Ari na Argentina.
Venceu o Campeonato do Mundo e manteve-se na Peugeot em 1986, terminando atrás do Lancia de Markku Alén e o seu companheiro de equipa Juha Kankkunen. Salonen mudou-se para a Mazda, conseguindo uma vitória no mítico Rali da Suécia em 1987. O seu último rallie foi em 1992, no Rali de Portugal com um Mitsubishi Galant VR-4, até regressar em 2002 no Rali da Finlândia. Conseguiu com o seu Peugeot 206 WRC o 14º lugar da geral. Também enveredou no mundo do Todo-Terreno nos anos 90, sendo um dos pilotos oficiais do Citroen ZX Rallye-Raid em várias edições do Rali Dakar.



SEPPO HARJANNE nasceu a 28 Fevereiro 1948 na Finlândia.
Co-driving Timo Salonen de 1979 a 1988 e Tommi Mäkinen de 1990 a 1997.
Com Salonen, Harjanne ganhou 10 World Rally Championship para a Datsun, Peugeot e Mazda, e 1985 world championship num Peugeot 205 Turbo 16 E2. Com Mäkinen, no Team Mitsubishi Ralliart, ganhou mais dez provas do WRC e em 1996 and 1997 os titulos de campeão mundial num Lancer Evolution.
Harjanne retirou-se depois de 1997 e Mäkinen ganhou mais dois campeonatos com Risto Mannisenmäki. Desde 2000, Harjanne dedica-se a delegado de prova do Rallye da Finlandia e assiste na organização de outras provas internacionais.


Sem comentários:

Enviar um comentário