quinta-feira, 19 de novembro de 2009

PEUGEOT 205 T 16 1987



PEUGEOT 205 T 16 1987
1:43 BURAGO

Paris Dakar 1987

ARI VATANEN - TERRY HARRYMAN

Ari Vatanen nasceu em Tuupovaara, Finlândia, a 27 de Abril de 1952
Equipes - Ford, Opel, Peugeot, Subaru, BMW, Mitsubishi
Ralis mundial 101
Campeão Mundial em 1981
Vitórias 10
Podiuns 27
Começou a competir aos 18 anos em provas no seu país, ganhando experiência até ao seu primeiro rali internacional, em 1976. Logo no ano de estreia, Vatanen, ao volante de um Ford Escort RS1800, ganhou o Campeonato Britânico de Ralis, feito que repetiu em 1980. Neste mesmo ano venceu pela primeira vez uma prova do Mundial de Ralis, graças a um triunfo na Grécia, sempre ao volante de um Ford Escort.
Em 1981, de novo no mesmo carro, voltou a vencer na Grécia, mas também no Brasil e na Finlândia, sagrando-se campeão do mundo. Manteve-se na Ford, mas só regressou aos triunfos em 1983, já na equipa Opel, ao vencer o Rali Safari, no Quénia, com um Ascona.
No entanto, foi em 1984 e 1985 que voltou ao seu melhor nível, quando estava integrado na equipa Peugeot. Com o potente 205 Turbo 16 venceu cinco provas nestas duas temporadas. Numa delas, no Rali de Monte Carlo de 1985, foi protagonista de uma das melhores corridas da história dos ralis. Numa altura em que seguia na frente sofreu uma penalização de oito minutos, tendo descido várias posições, mas acabou por voltar ao comando para vencer o rali.
No entanto, o ano de 1985 ficou também marcado por um grave acidente no Rali da Argentina, que o deixou às portas da morte. Recuperado, regressou à competição em Janeiro de 1987, para participar pela primeira vez na mítica prova de todo-o-terreno Rali Paris-Dakar. Ao volante de um Peugeot 205 T16, Vatanen venceu este rali logo na estreia. Repetiu os triunfos em 1989 (Peugeot) e 1991 (Citroën).
Ainda em 1987, regressou ao mundial de ralis, mas com carros menos competitivos, apenas pelo gosto de correr. Ao longo dos anos foi participando esporadicamente no mundial variando de viatura consoante as provas. Correu com carros Mitsubishi, Subaru e Ford, principalmente. Em Agosto de 2003 alinhou no Rali da Finlândia com um Citroën, atingindo assim cem participações em provas do Mundial.
Nesta altura, desempenhava já as funções de deputado ao Parlamento Europeu, para as quais foi eleito em 1999. Vatanen ficou inserido no grupo do Partido Popular Europeu.



TERRY HARRYMAN Nasceu a 26 Sep 38 no Reino Unido foi co-piloto desde 1978 com A. Dawson, M. Wilson, F. Cunico, K. Grundel, T. Pond, A. Vatanen, M. Mouton, M. Lovell, R. Head, H. Al Wahaibi, U. Nittel.
Perhaps it was appropriate that Ari Vatanen would be accompanied through probably the most turbulent times of his career by a man many saw as his direct opposite. "It is largely true," Ari agrees. "Terry represented a somewhat civil servant attitude in competition, whereas my mentality was anything but!"
14 years older than Ari, Terry Harryman's career dated back to the 60's, when he'd teamed up with Paddy Hopkirk in a works Mini. To underline the difference his swarthy, dark looks also contrasted with those of Ari.
."
The Safari victory was a notable high, but the pair really hit a purple patch with the arrival of the Peugeot 205 T16 in 1984. From the 1000 Lakes Rally on they scored five straight WRC wins, including that legendary Monte Carlo triumph of 1985.
Still, after his mistake clocking in to Gap Terry Harryman had experienced the darkest hours of his whole career on that event. "I was lying in a warm bath that night thinking how easy it would be to slit my wrists, right there and then", he confessed later. Yet, two days down the road he was celebrating victory in the most famous rally of them all!

Sem comentários:

Enviar um comentário