terça-feira, 24 de novembro de 2009

MITSUBISHI LANCER EVO III - 1996



MITSUBISHI LANCER EVO III – 1996
1:43 ALTAYA

TOMMI MAKINEN – SEPPO HARJANNE
RALLYE 1000 LAGOS 1996


Tommi Antero Mäkinen nasce em Puuppola, Finlândia, a 26 de Junho de 1964.
Mäkinen é um dos mais prestigiados condutores de ralyes de todos os tempos.
Foi vencedor do Campeonato Mundial de Ralyes (WRC) por quatro vezes consecutivas em 1996, 1997, 1998 e 1999, e sempre conduzindo um Ralliart Mitsubishi Lancer Evolution.
Venceu também em 2000 a Corrida dos Campeões.
A primeira vitória de Mäkinen foi em 1994, no Ralye dos 1000 Lagos (agora designado de Neste Rally Finland), ao volante de um Ford Escort RS Cosworth. A Mitsubishi tinha oferecido um bom contrato a Mäkinen, com o novo Lancer Evolution para a época seguinte, no que seria uma relação duradoura. Com uma vitória no Rali Safari em 1996, provou o seu valor e no final da temporada na Austrália conseguiu o título.
Em 2000, não conseguiu revalidar o título obtido na temporada anterior. Nesse ano a Mitsubishi produziu a "Tommi Mäkinen edition", uma versão de estrada do Lancer Evolution VI. Este carro tinha uma dianteira diferente do Evo VI, e alguns modelos dispunham de uma pintura vermelha e branca. Manteve-se na Mitsubishi até ao final da temporada de 2001.
A mudança para a Subaru trouxe-lhe mais uma vitória, em 2002 em Monte Carlo e após uma anomalia detectada no vencedor, que neste caso era o talentoso e emergente Sébastien Loeb, permitiu ao finlandês ultrapassar o francês e vencer. Mas depois, a sua forma nunca mais seria a mesma, o que não lhe permitiu ganhar mais nenhum título.
Retirou-se dos ralis no final de 2003, com um 3º lugar no Rali da Grã-Bretanha desse ano.

Dos navegadores de Tommi destacam-se os compatriotas Seppo Harjanne e Risto Mannisenmäki, o último retirou-se com Mäkinen tendo acompanhado também o campeão de 1985, o 'Finlandês Voador' Timo Salonen.
Quase pôs fim à carreira do seu co-piloto Mannisenmäki, quando no Rali da Córsega bateram violentamente, e o seu navegador acabou por fracturar a coluna vertebral.

Piloto oficial das Equipes Nissan, Mitsubishi, Subaru World Rally Team

Ralis mundial 139
Campeonatos 4 (1996, 1997, 1998, 1999)
Vitórias 24
Pódios 45



SEPPO HARJANNE
Nasceu na Finlândia a 28 Fevereiro de 1948

Iniciou-se em 1974 na Finlandia como co-piloto de Timo Salonen num Mazda 1300.
Foi co-piloto de Erkki Pitkänen, Matti Johansson, Timo Salonen, Pentti Airikkala, Hannu Mikkola, Tomi Palmqvist, Pekka Rantakari, Sebastian Lindholm, e com Tommi Mäkinen desde 1990 até 1997.



Lancer Evolution I

Nascido em 1992 com o campeonato mundial de rally (WRC)como meta,estreou em 1993.
O primeiro Evo tinha motor e 4 cilindros 2,0 litros e 16 válvulas e turbo, com potencia de 247 cv e binário de 31 kfg.m levava o carro aos 235 km/h de max e de 0 a 100 em 5,7 s. e foram produzidas 5.000 unidades.
Lancer Evolution I I
Em 1993 com pequenas modificações o Lancer Evo passa a Evo II. As principais mudanças em relação ao Evo anterior são :
• Maior tamanho das rodas e maior distancia entre eixos, caixa e geometrias da suspensão. O motor ganhou 10cv ficando com 260cv.
Lancer Evolution III
A terceira geracão do Evolution foi lançado em 1995, tendo um aumento de 10cv em relação ao modelo anterior, o propulsor foi revisto e preparado para uma potencia de 270cv a 6250rpm e com um torque de 31,5 mkg a 3000rpm, um novo compressor e uma compressão melhor assim como uma aerodinamica revista foram fabricadas 10431 unidades.




Sem comentários:

Enviar um comentário