segunda-feira, 23 de novembro de 2009

FORD SIERRA RS COSWORTH 4X4 - 1991



FORD SIERRA RS COSWORTH 4X4 - 1991
1:43 ALTAYA

FRANÇOIS DELECOUR – ANNE CHANTAL PAWELS
RALLYE DE MONTE-CARLO 1991

FORD SIERRA RS COSWORTH 4X4 Sapphire (Mk1)
No final de 1989, a Ford concedeu ao Piloto Andy Rouse, campeão Inglês do BTCC, a possibilidade de preparar 100 veiculos Ford Sierra Cosworth de acordo com especificações técnicas por ele concebidas.

Estes carros, diferiam dos restantes Rs Cosworth ao nivel do aspecto exterior através da utilização de aileron e spoilers específicos, suspensão rebaixada com utilização de molas e amortecedores Kony Sport, Pneus 225/50/VR15, Turbo Garret T35 com interior modificado, iniciando a sua função ás 2.300 rpm's, ao contrário da versão base, que só arranca ás 3.500 rpm's, Interiores Recaro específicos, Cabeça Cosworth "re-worked" e bloco 205, admissões diferentes, escape diferente, etc.

Em termo de performance, este "novo" Sierra Cosworth RS, passou de 224 para cerca de 265Cv's, sendo a aceleração dos 0-100 km's, cumprida em cerca de 5.2seg, ao contrário do modelo base, que o faz em 6.1seg....Igualmente atinge uma velocidade max um pouco superior ás 150mph, ou seja, um pouco mais de 250 km's/h.

Inicialmente as expectativas da marca, eram de vender cerca de 100 unidades desta homologação, no entanto tal não veio a acontecer, foram apenas vendidos 67 veiculos, sendo 6 RWD, e 61 unidades do modelo 4x4 Saphire, todas elas RHD excepto a nº 91, que foi um carro comprado novo em Portugal por um Inglês residente no Algarve de nome Nigel, que o enviou imediatamente para a Rouse Sport para ser preparado.

Este nº91 foi o único Ford Sierra RS Cosworth 304R LHD fabricado



FRANÇOIS DELECOUR
François Delecour nasceu em Cassell, França, 30 de Agosto de 1962.

Começou inicialmente ao volante de um Ford Escort RS Cosworth, tendo competido entre 1984 – 2002 e tendo terminado nos primeiros lugares na temporada de 1993. Em Janeiro de 1994 ainda era piloto da Ford, tendo ganho no rallie de abertura em Monte Carlo, contudo mais tarde falhou a luta pelo título. Mudou-se mais tarde para a marca francesa da Peugeot, tendo pilotado diversos modelos da marca durante a década de 90, tendo continuado a marcar pontos, particularmente em ralis de asfalto mas com carros de 2 litros. Ajudou a preparar o novo carro da marca, o Peugeot 206 WRC, o qual estava a ser preparado para provas muito duras, tendo como companheiro de equipa o compatriota Gilles Panizzi.
Delecour voltou para a Ford na temporada de 2001. A equipa norte-americana estava disposta a fazer uma equipa sólida capaz de lutar pelo título mundial, mas com os resultados a não serem os esperados, novamente e na temporada de 2002, Delecour mudou-se para a equipa japonesa da Mitsubishi, tendo como companheiro de equipa Alister McRae, que tinha sido igualmente dispensado da sua antiga equipa, pelo tetra campeão mundial Tommi Mäkinen.
Infelizmente, para os dois colegas de equipa e para a marca nipónica, a temporada tinha sido pouco proveitosa, tendo a Mitsubishi abandonado no final da temporada, o que significava o chegar ao fim da carreira de Delecour. Venceu 4 provas do Mundial todas com Daniel Grataloup

Vitórias no WRC

27° Rallye de Portugal 1993 Daniel Grataloup
37ème Tour de Corse - Rallye de France 1993 Daniel Grataloup
29° Rallye Catalunya-Costa Brava (Rallye de España) 1993 Daniel Grataloup
62ème Rallye Automobile de Monte-Carlo 1994 Daniel Grataloup



ANNE CHANTAL PAWELS
Nasceu em França a 11 Novembro de 1950.

Como co-piloto participa em provas do WRC

3rd. 1991 WRC Rallye Monte Carlo F. Delecour Sapphire (Mk1)
4th. 1991 WRC Rallye San Remo F. Delecour Sapphire (Mk1)
20th. 1987 WRC Rallye Monte Carlo F. Delecour 205 GTI 1.9
67th. 1984 WRC Rallye Monte Carlo F. Delecour Samba


WRC 1991 Rally Monte Carlo - Rd1

Delecour a saco en la nieve (Sierra Cosworth)






DELECOUR CRASHES AT LAST STAGE IN MONTECARLO 91

Sem comentários:

Enviar um comentário