quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

LANCIA DELTA S4 1985


LANCIA DELTA S4 1985
1:43 Burago

MASSIMO BIASION / TIZIANO SIVIERO
Rally San Remo 1987

Massimo 'Miki' Biasion nasceu em Bassano del Grappa a 7 de Janeiro de 1958 foi duas vezes vencedor do Campeonato Mundial de Rallyes em 1998 e 1999.
Biasion tornou-se conhecido em meados de 1980, vencendo o campeonato europeu e italiano em 1983, ao volante de um Lancia 037. Permaneceu mais anos na Lancia, devido ao piloto Henri Toivonen ter sofrido um fatal acidente, acabando por ganhar o título mundial em 1988 e 1989. Nesta altura, Biasion não tinha uma única vitória nos três quartos do campeonato. Ele era apenas o segundo piloto a defender o seu título em duas épocas seguidas (a seguir a Juha Kankkunen) e o terceiro piloto a vencer dois títulos seguidos (depois de Kankkunen e Walter Röhrl).



Biasion nunca desistiu de atingir o mesmo nível conseguido. Mas falhou o objectivo de vencer pela Lancia em 1991, e mudou-se para a Ford em 1992, num contrato que o tornou no piloto mais bem pago da sua época. O optimismo não durou muito. Biasion descreveu o Ford Sierra Cosworth como sendo “um pedaço de estrume” após o primeiro rallye em Monte Carlo em 1992, apesar disso no Rali de Portugal, ele conseguiu o melhor resultado acabando em segundo lugar. No ano seguinte, conduzindo o novo Ford Escort Cosworth, ganhou o Rali da Acrópole e liderou a maior parte do campeonato de pilotos.
A passagem de Biasion pela Ford foi “ofuscada” por François Delecour, que na generalidade demonstrou ser mais veloz.
Com recursos insuficientes para o desenvolvimento do Ford Escort, que ficava atrás dos seus rivais, e ainda por cima a relação de Biasion com a equipa piorava com o decorrer da temporada. Foi sem surpresa que no ano seguinte deixou a equipa. Após contestar algumas das equipas em prova, retirou-se quase em silêncio no final de 1995.
Ao longo da sua carreira ele teve sempre o mesmo co-piloto, Tiziano Siviero, apesar de no Rali de Portugal de 1988, ter sido substítuido por Carlo Cassina, devido a problemas de saúde.
Também venceu o Campeonato Mundial de Camiões em 1998 e 1999, conduzindo um Iveco.
A sua presença na linha de partida no Rally Lisboa-Dakar já se concretizou ao volante de uma equipa de fábrica, com um Fiat Panda Cross.



Vitórias no WRC
6º Marlboro Rally Argentina 1986 Tiziano Siviero Lancia Delta S4
55ème Rallye Automobile de Monte-Carlo 1987 Tiziano Siviero Lancia Delta HF 4WD
7º Marlboro Rally Argentina 1987 Tiziano Siviero Lancia Delta HF 4WD
29º Rallye Sanremo 1987 Tiziano Siviero Lancia Delta HF 4WD
22º Rallye de Portugal Vinho do Porto 1988 Carlo Cassina Lancia Delta Integrale
36th Marlboro Safari Rally 1988 Tiziano Siviero Lancia Delta Integrale
35th Acropolis Rally 1988 Tiziano Siviero Lancia Delta Integrale
23rd Olympus Rally 1988 Tiziano Siviero Lancia Delta Integrale
30º Rallye Sanremo - Rallye d'Italia 1988 Tiziano Siviero Lancia Delta Integrale
57ème Rallye Automobile de Monte-Carlo 1989 Tiziano Siviero Lancia Delta Integrale
23º Rallye de Portugal Vinho do Porto 1989 Tiziano Siviero Lancia Delta Integrale
37th Marlboro Safari Rally 1989 Tiziano Siviero Lancia Delta Integrale
36th Acropolis Rally 1989 Tiziano Siviero Lancia Delta Integrale
31º Rallye Sanremo - Rallye d'Italia 1989 Tiziano Siviero Lancia Delta Integrale 16V
24º Rally de Portugal Vinho do Porto 1990 Tiziano Siviero Lancia Delta Integrale 16V
10º Rally Argentina 1990 Tiziano Siviero Lancia Delta Integrale 16V
40th Acropolis Rally 1993 Tiziano Siviero Ford Escort RS Cosworth

Delta & Biasion al Sanremo 89

Miki Biasion Story - parte 1

Miki Biasion Story - parte 2


Lancia Delta S4 Group B Rally Supercar 0-60 2.5 sec


Lancia Delta S4 – Tribute

Sem comentários:

Enviar um comentário