quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

FORD FOCUS WRC 1999



FORD FOCUS WRC 1999
1:43 Burago

Rallye Safari 1999

COLIN MACRAE / NICKY GRIST

Colin Steele McRae MBE (nasceu em Lanark, em 5 de Agosto de 1968 — e faleceu num acidente de helicóptero em Jerviswood, South Lanarkshire, a 15 de Setembro de 2007) filho de Jimmy McRae, cinco vezes campeão de Ralyes do Reino Unido.
Ganhou o título de pilotos do mundial em 1995, foi vice-campeão em 1996,1997 e 2001, e terceiro em 1998. Ajudou a Subaru a garantir o título de construtores em 1995, 1996e 1997, e a Citroën em 2003. Foi agraciado com o título de MBE (Member of the British Empire) pela Rainha Isabel II em 1996.
Colin começou a sua carreira em 1986, pilotando um Talbot Sunbeam. Era um condutor regular nos campeonatos escoceses de ralyes, e rapidamente se notabilizou pela sua velocidade e estilo de condução, que foi comparado ao de Ari Vatanen, o famoso piloto finlandês de rali de quem Colin se dizia inspirar e idolatrar.
Rapidamente trocou de carro, passando para um Vauxhall Nova, e mais tarde para um Ford Sierra XR 4x4. A primeira aparição no WRC foi em 1987 no Rali da Suécia ao volante de um Nova, e também em 1989 conduzindo um Sierra terminando essa prova no 15º lugar da classificação geral.
Em 1989, terminou em 5º lugar no Rali da Nova Zelândia pilotando um Sierra Cosworth. Em 1991 Colin juntou-se à equipa Prodrive Subaru para o Rali da Grã-Bretanha. Foi duas vezes vencedor dessa prova em 1991 e 1992, dando provas do seu valor enquanto jovem piloto.



Colin venceu o seu primeiro WRC em 1993, ao volante de um Subaru Legacy da equipa Prodrive no Rali da Nova Zelândia, ajudou a equipa nipónica a conquistar três títulos de construtores seguidos, incluindo um para o palmarés de Colin em 1995, após um final de campeonato emocionante na sua terra-natal, com o seu colega de equipa e bi-campeão do mundo Carlos Sainz. Também mais tarde em 1998 venceu a Corrida dos Campeões.
Após vários anos em busca de títulos, McRae mudou-se para a equipa M-Sport Ford em 1999, ao comando do novo Ford Focus WRC. Esta mudança foi realçada com duas vitórias no Rali Safari e em Portugal. Contudo teve de lutar bastante durante o resto da temporada, sobretudo devido à concorrência dos seus principais adversários, o que acabou por falhar o seu segundo título de campeão pela M-Sport em 2001.
Com a vitória no Rali Safari em 2002, McRae ficou no livro dos recordes ao ser o piloto com mais vitórias no campeonato do mundo, sendo mais tarde ultrapassado em 2003 pelo espanhol Carlos Sainz e pelo francês Sébastien Loeb.
Em 2003, McRae decidiu deixar a Ford e assinar contrato com a promissora equipa da Citroën, contudo o escocês apenas se ficou pelo sétimo lugar na geral, sem nenhuma vitória em qualquer rali. Quando a esperança de um segundo contrato com a Subaru se desfez - devido à entrada na equipa do novo talento Mikko Hirvonen para fazer dupla com Petter Solberg em 2003 – acabou por abandonar a competição em 2004.
No final de 2006, tinha participado em 146 provas, foi colega de vários pilotos incluindo Carlos Sainz, Richard Burns, Ari Vatanen e Sébastien Loeb.
Apesar de não oficialmente retirado, Colin optou por se afastar durante um período do WRC e realizar outros desejos, tais como a bordo de uma carrinha da Nissan no rali mais duro do mundo, o Rali Paris-Dakar. Também competiu na prova francesa das 24 Horas de Le Mans.
Após um ano longe dos ralis, em 2004 teve o seu regresso ao volante de um Škoda Fabia WRC no Rally GB do País de Gales, acabando num decepcionante sétimo lugar devido à falta de competitividade do carro. Mais tarde recebeu a trágica notícia da morte do seu companheiro britânico Michael Park. Depois no Rali da Austrália conseguiu um segundo lugar, após problemas no carro a três especiais do final. Entretanto Colin acreditava que podia regressar ao WRC em 2006 com a equipa da Škoda a trabalhar para obter melhores resultados.
A 5 de Agosto de 2006, Colin e o seu co-piloto Nicky Grist competiram pela Subaru no primeiro rali americano transmitido ao vivo pela televisão em Los Angeles, como fazendo parte dos X-Games. A duas curvas do final, o seu carro virou, danificando bastante a frente e o pneu esquerdo, mesmo assim o carro cruzou a linha da meta acabando em segundo lugar.
Em Outubro de 2006 foi anunciado que iria substituir o actual campeão – na altura Loeb - na equipa Kronos Citroën no Rali da Turquia, devido à fractura de um braço em virtude da queda de bicicleta. Na última especial um problema no alternador, fez com que Colin ficasse fora dos dez primeiros lugares. Para Colin esta seria a hipótese de regressar em grande á estrada, o que não aconteceu.



Vitórias no WRC

23rd Rothmans Rally of New Zealand 1993 Derek Ringer Subaru Legacy RS
24th Rothmans Rally of New Zealand 1994 Derek Ringer Subaru Impreza 555
50th Network Q Rally 1994 Derek Ringer Subaru Impreza 555
25th Smokefree Rally New Zealand 1995 Derek Ringer Subaru Impreza 555
51st Network Q Rally 1995 Derek Ringer Subaru Impreza 555
43rd Acropolis Rally of Greece 1996 Derek Ringer Subaru Impreza 555
38° Rallye Sanremo - Rallye d'Italia 1996 Derek Ringer Subaru Impreza 555
32° Rallye Catalunya-Costa Brava 1996 Derek Ringer Subaru Impreza 555
45th Safari Rally Kenya 1997 Nicky Grist Subaru Impreza WRC
41ème Tour de Corse - Rallye de France 1997 Nicky Grist Subaru Impreza WRC
39° Rallye Sanremo - Rallye d'Italia 1997 Nicky Grist Subaru Impreza WRC
10th API Rally Australia 1997 Nicky Grist Subaru Impreza WRC
53rd Network Q Rally 1997 Nicky Grist Subaru Impreza WRC
31° TAP Rallye de Portugal 1998 Nicky Grist Subaru Impreza WRC
42ème Tour de Corse 1998 Nicky Grist Subaru Impreza WRC
45th Acropolis Rally of Greece 1998 Nicky Grist Subaru Impreza WRC
47th Safari Rally Kenya 1999 Nicky Grist Ford Focus WRC
32° TAP Rallye de Portugal 1999 Nicky Grist Ford Focus WRC
36° Rallye Catalunya-Costa Brava 2000 Nicky Grist Ford Focus WRC
47th Acropolis Rally 2000 Nicky Grist Ford Focus WRC
21° Rally Argentina 2001 Nicky Grist Ford Focus WRC
29th Cyprus Rally 2001 Nicky Grist Ford Focus WRC
48th Acropolis Rally 2001 Nicky Grist Ford Focus WRC
49th Acropolis Rally 2002 Nicky Grist Ford Focus WRC
50th Inmarsat Safari Rally 2002 Nicky Grist Ford Focus WRC

McRae mudou-se para o principado do Mónaco em 1995, partilhando a sua amizade com David Coulthard. Contudo, com a sua nova família a crescer, ele passava mais tempo na sua casa em South Lanarkshire. Colin foi casado com Alison de quem tem dois filhos, Holie e Johnny.
O seu irmão Alister, também piloto de rali, teve algum sucesso na modalidade, ganhou o Rali do Reino Unido em 1995. A sua irmã é médica no Hospital da Universidade de County Durham, e também gosta de conduzir carros de rali.
Uma outra participação de Colin foi no mundo dos jogos de computadores. Em 1998 foi lançado o intitulado Colin McRae Rally, sendo o segundo jogo lançado em 2000 disponivel para a PlayStation da Sony e para computador, mais tarde adaptado para Game Boy Advance .
Morte
Colin McRae morreu a 15 de Setembro de 2007, quando o helicóptero em que seguia e pilotava caiu perto da sua própria residência perto de Strathclyde, na Escócia. Junto com o campeão do WRC estavam seu filho de cinco anos e mais um adulto com outra criança. Não houve sobreviventes.

NICKY GRIST
Nasce em Ingaterra a 1 Novembro de 1961
Iniciou-se em 1985 no Lombard RAC Rally com Stuart Nicholls num Vauxhall Astra GT/E
Foi co-piloto de Simon Davison, Harry Hockly, Harry Hockly, Dave Metcalfe, até 1990 e depois passou a ser co-piloto de Malcolm Wilson até 1992, ainda andou com Mikael Ericsson, Armin Schwarz, com Juha Kankkunen de 1993 a 1996, e com Colin Mac Rae de 1997 a 2006.






COLIN MCRAE TRIBUTE VIDEO

Sem comentários:

Enviar um comentário