terça-feira, 22 de dezembro de 2009

FORD ESCORT RS COSWORTH - 1993


FORD ESCORT RS COSWORTH - 1993
1:43 Burago

FRANCO CUNICO / EVANGLISTI

Rallye de San Remo 1993 vencedor.

FRANCO CUNICO nasce em Itália, Vicenza a 11 Outubro de 1957.
É um piloto dotado conhecido por Franco mas a quem chamam o «Jimmy o fenómeno» pela sua capacidade de recuperar de situações difíceis.
Já venceu dez vezes o Campeonato italiano de rallyes em terra.
Mas no Rallye de Sanremo de 1993 teve o seu apogeu de glória ao vencer aqui contra todas as equipas de fábrica.
Iniciou-se em 1977 no Rally delle Valli Piacentine e desiste por acidente.
Em 1978 fica em 4º no Campeonato Autobianchi que venceu em 1979 ganhando 7 em 10 provas.
Em 1980 é convidado para guiar um Lancia Stratos do Concessionário Lancia Italiana em algumas provas do Campeonato italiano destacando-se no Costa Esmeralda com um terceiro atrás de Darniche em Lancia e Blomqvist em Saab.
Vai para a Ford em 1981 com o Fiesta G2, que teve fracos resultados. Em 1982 entra para a equipa oficial Fiat com Sérgio Cresto futuro navegador de Toivonen guiam um Fiat Ritmo.
Em 1983 ganha o Campeonato Italiano de Gr.B com um Lancia 037.
Em 1984 faz um programa privado num Porsche turbo de gr.4.
1985 leva-o para Team Volta que lhe permite chegar ao segundo lugar no final do Campeonato. Ainda participa no rally di Bilbao (Spagna) num Ferrari 308 gr.4 ficando em segundo.
Em 1986 e 87 é abordado por Zonca da equipe Tamauto e em termos absolutos, às vitórias Tenerife, Ciocco, Monza, Rally 1000 Miglia marcaram os pontos altos
financiado novamente pelo Concessionárias italiano Lancia, Cunico pediu para fazer a estréia do novo Lancia Delta de Grupo N e confiar a gestão da estrutura à Tamauto, esta associação levou à conquista do Campeonato Italiano gr.N.
Em 1988 entra para a Ford onde vai permanecer até 1998 , conquista o título italiano com GR.N Sierra Cosworth em 1990, Cunico é convocada em Boreham, home of Motorsport, para participar no desenvolvimento da Sierra novo 4x4 que irão participar do mundo do ano seguinte. Colaboram neste programa como pilotos de testes também Malcolm Wilson (gestor actual do M- Ford) e Colin McRae.
Estréia no 1000 Lakes Rally de 1990 retorna para a Itália com um programa com o novo Ford Sierra Cosworth 4x4 Tamoil sob a direção de Carlo Miccio (Dir.sportivo Ford) o segundo lugar na classificação final de Campeonato Italiano de Rali atrás Dario Cerrato (Lancia). De notar é o 3 º lugar final obtido no Tour de Corse (Mundo) com o carro Ford Sierra 4x4 Team Mike Little. Em 1992 tem presença constante com a Ford na Itália com Campeonato Italiano de Rali e estréia com o novo Ford Escort GR.A obtendo terceiro lugar.
O 1993 certamente vai ser lembrado pela vitória no Rali Sanremo, do World Rally Championship obtido por uma equipa privada (Promotosport) com a colaboração da equipe Penariol.
No ano seguinte na Martini Racing com a Scuderia Jolly Club (Patrono Roberto Angiolini) tornar-se o parceiro oficial da Ford Itália para participar do Campeonato Italiano de Rali e foi chamado para o Ford Escort gr.A. Com Bortoletto como director desportivo vai ter muitas vitórias à geral e vitórias consecutivas no Campeonato italiano 1994 1995 1996. Em 1998, chegou a Itália a versão WRC (World Rally Car) do Ford Escort e inicia, com a colaboração do navegador Luigi Pirollo (co-piloto).



Após 10 anos de relação ininterrupta, termina a colaboração entre Cunico e Ford.
Em 2000 e 2001 ganha o Campeonato Italiano Terra com a Subaru Impreza WRC Itália e diretor de marketing Alberto Zambelli e ao patrocinador Aimont Uzzeni vencendo o campeonato e com 10 vitórias no total de 16 participações.
Em 2002 entra para o grupo Fiat com funções directivas. Team Manager da N Technology, desenvolvimento de Punto Super 1600,
em 2003 um acordo com o Rally Team Project para o campeonato italiano, com um Mitsubishi GR.N seguido em 2004 com Renault Clio 1600 Super do Team Autorel Em 2005 Acordo com a Prorace equipa para correr com um Mitsubishi, em 2006 participa com Ford Focus WRC e alcança a vitória absoluta juntamente com o navegador Rudy Pollet.
Então decide participar em corridas de carros históricos, utiliza um Porsche RS Gr.4 de 1972 do Team Guagliardo com o qual consegue algumas vitórias de prestígio, incluindo na Ilha de Elba, válida para o Campeonato da Europa e Targa Florio.
Em 2009 sempre com a Guagliardo Team Porsche vence o Rally 2 Valli di Verona.

• 1979 A112 Trophy
• 1983 campeão italiano Gr.B
• 1987 campeão italiano GR.N
• 1988 campeão italiano GR.N
• 1989 campeão italiano GR.N
• 1994 Campeão Italiano Absoluto
• 1995 Campeão Italiano Absoluto
• 1996 Campeão Italiano Absoluto
• 2000 campeão italiano Land
• 2001 campeão italiano Land


Sem comentários:

Enviar um comentário